terça-feira, janeiro 22, 2008

Fotografar é Cultura!

"-Câmera Digital Caseira aew!"

Tenho que admitir que a cultura mais interessante brasileira, é a que menos é percebida entre nós todos, nada mais do que a Fotografia, aposto que você começaria a pensar o porquê da fotografia ou que eu estou começando a fala merda já.
Eu simplesmente fui me tocar mesmo quando eu estava vendo o filme “Cidade de Deus”, a cena que me toquei foi quando o personagem principal “Busca-pé” vê pela primeira vez uma câmera na mão do jornalista e ele diz que fica vidrado na maquina de fotografar e que queria ter uma um dia.
E o que tudo isso tem haver com a cultura de fotografar?

"-Podes crê mané..que tem haver?"

Para começar a entender essa cultura nada melhor do que entender a origem da fotografia, a primeira fotografia datada que se tem é de 1822 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, depois em 1835 outro cara chamado Daguerre desenvolveu um método diferente ao de Joseph que foi nomeado de daguerreotipo. No Brasil em datas muito parecidas um cara chamado Hercule Florence, que era um francês erradicado em Campinas em São Paulo, conseguiu resultados muito parecidos com aos de Daguerre, sendo que ele não possiam nenhum contato. Ou seja a fotografia ja nasceu com um pé no Brasil.
Em 1839 tem se a primeira noticia no Brasil avisando da invenção da fotografia, em 1840 um cara chamado Louis Compte chegou no Rio de Janeiro com uma camera que funcionava ao método de Daguerre.
Ai uma informação que não fica muito clara, um professor disse que Dom Pedro II ao saber da chegada da camera logo quis conhecer aquela invenção e ja mandou tirar as primeiras fotos do brasil, um outro site que fui ler dizia que o fotografo tirou algumas fotos e depois apresentou a camera ao imperador. Sinceramente prefiro a versão que Dom Pedro II foi atrás, afinal muitas fontes dizem que o imperador era um apaixonado por essas técnologias. Resumindo, as primeiras fotos tiradas no mundo estão entre elas paisagens e o povo brasileiro. Curioso não?


"Imperador, Velho Batuta!"

Sabendo um pouco dessa história e depois pesquisando mais para colocar por aqui, me toquei como a Pintura não tem tanta atenção no Brasil quanto a fotografia, posso estar falando uma bobagem, mas se pensar nosso primeiro Imperador realmente gostou das fotografias e logo adotou-as para registrar pessoas aqui, pinturas do império são poucas e muitas são tão fantasiosas para a história que até mancham a história do brasil ou dão um tom de romantismo impecavel.
Durante a história do Brasil inteira se você for procurar registros, coisa que eu não fiz porém para mim é muito perceptivel, as familias de classe alta que viviam no Brasil não procuravam pintores para fazerem registros de seus familiares e sim procuravam um fotógrafo para regitrar cada um da familia.
Novelas e Filmes de época sempre mostram que no meio da rua sempre tinha um fotógrafo que tirava sua foto por algum preço, um trabalho honesto que registrou muito de nosso povo.

"- Portatil..."

O tempo foi passando e a fotografia continuou na tradição do povo e se tornou parte do povo brasileiro de tal forma que não nós brasileiros não enxergamos ela entre nós. A fotografia brasileira evoluiu muito, no cinema ja concorremos ao oscar de fotografia com o filme Cidade de Deus, uma pena não termos ganhado, mas para termos entrado em uma categoria técnica vale muito. O triste é saber que o outro passo depois da fotografia o Brasileiro não aderiu, que foi o cinema, os filmes e assim por diante, que agora que começou a deslanchar e acredito que ainda tem muito para mostrar.
Afinal a fotografia hoje continua em todo lugar, jornais principalmente, hoje muitos adolecentes tiram fotos e colocam em fotolog e orkut, eu sou um deles, tentam fotos legais e diferentes e a fotografia vai ficando mais presente na vida de cada brasileiro.
Quem adivinharia que a cultura da Fotografia no Brasil é tão forte assim, quem pensaria que o inicio da fotografia teve um pé no Brasil e quem diria que o começo de tudo isso foi graças a Dom Pedro II.

2 comentários:

Anônimo disse...

da hora... vc eh um cara culto ahuahuahu
eh legal ver esssas coisas assim na historia do brasil, geralmente a gente ve tudo à maneira dos gringos e como as tecnicas e tecnologias foram se desenvolvendo ao redor deles, e menosprezamos a nossa historia
da hora huahua
flw

Anônimo disse...

esquecem o santos dumont, esquecem que o rádio também foi inventado no brasil..
¬¬